Silex

Ana Casimiro

InvestigaçãoCênicaBolsa parcial

Projecto Fotografia "Sinal"

Datos del proyecto / dados do projeto

O nosso posicionamento explora os territórios híbridos multidisciplinares entre a Arte Contemporânea e o Design. O projecto visa ligar culturas aparentemente opostas, tais como o mundo do artesanato, cultura e economia local, ao mundo urbano e globalizado. Tem como objectivo conjugar técnicas de ambos em prol de um sistema de produção e consumo de objecto mais sustentável, reintroduzindo valores estéticos no quotidiano. Estes pressupostos são alcançados através da união de antigos conhecimentos a modernas técnicas de arte e design, colocados ao serviço do desenvolvimento da comunidade.
Pretendemos criar um intercâmbio de conhecimentos entre artesãos, artistas e restante comunidade a fim de desenvolverem novas peças em colaboração. Este espaço de união pretende levantar questões de sistemas e sustentabilidade regional, e implementar novas parcerias entre diferentes campos da arte e produtores locais.
A realização deste projecto na residência Terra UNA deve-se à sua localização e características particulares. A região de Minas Gerais é conhecida pelas matérias-primas e pela sua mistura antropológica que se reflecte nas estéticas e artesanatos locais, apresentando um bom contraste rural/urbano, indispensável para a realização deste projecto. O reenquadramento contemporâneo destas variáveis contribui para uma melhoria da sustentabilidade da cultura local.

Propuesta de taller o actividad con la comunidad / Proposta de oficina ou atividade para a comunidade

Tendo como objectivo ajudar a preservar metodologias tradicionais, propomos a criação de um espaço de reunião, com membros da comunidade local e artesãos, em torno de um objectivo comum: o desenvolvimento de um novo objecto. Mais do que a realização de um produto, este espaço pretende trazer a debate novos sistemas de implementação da cultura regional no mundo urbano.
Para implementar a actividade iremos conhecer artesãos regionais, aprender com eles e convidá-los a participarem na oficina (4 dias). Vamos visitar a comunidade local, de modo a compreendê-la e mapear alguns dos problemas existentes (2 dias).
De seguida a oficina abre as portas aos participantes. Os artesãos serão convidados a apresentar as suas técnicas aos demais.
Será desenvolvido um projecto por grupo (2 dias), de acordo com as ideias discutidas e cruzando várias técnicas de artesanato, e produzidos pelos mesmos (4 dias).
A implementação dos projectos será feita de várias formas discutidas durante o processo.

Artesão

Sobre o artista

Ana Casimiro estudou Artes Plásticas em Lisboa e Performance na Bélgica, tendo desenvolvido arte no campo do Vídeo, Instalação e Gravura. A sua actual pesquisa foca-se na Etnografia portuguesa. No seu trabalho reúne diferentes grupos da população em torno da produção de projectos artísticos, abordando problemas sociais contemporâneos.

Mário Barros é designer de produto e professor no Instituto Politécnico de Tomar. De momento encontra-se a estudar doutoramento na Universidade Técnica de Lisboa, onde pesquisa gramáticas da forma, processos de design digital, personalização em massa aplicados ao design de mobiliário. O design adequado às condicionantes do território é outro dos seus interesses académicos e neste âmbito tem realizado iniciativas em parceria com indústrias regionais, para o desenvolvimento de novos produtos.