Agenciamentos e criação artística contemporân

Julia Coelho

InvestigaçãoBolsa parcial

Quilombo de Morro Alto, interferência de produção artística e participativa: mapa da comunidade

Datos del proyecto / dados do projeto

Esse trabalho tem foco nos agenciamentos (muitas vezes não visualizados) próprios ao campo da arte. A ‘produção’ em circuitos profissionais de arte faz perceber diversas possibilidades de atuação no campo da estética. Enquanto produtora de arte, tanto institucional quanto no campo independente (ou, prefiro, interdependente), proponho um certo atravessamento na ideia de residência artística quando me coloco como produtora-residente - 1° trabalho autoral no campo. Busco estar em residência para problematizar a interferência da produção tanto na obra em si quanto na reprodução de sentidos mais amplo do trabalho artístico. Como matéria prima farei uma coleta dos discursos dos artistas em residência e dos agentes locais que se relacionam com o trabalho ‘em arte’, produzindo um material focado nas percepções e nas trocas que existirão somente naquele espaço e tempo da residência. Utilizarei coleta de vozes e caderno de campo hibrido (exercício etnográfico + caderno de artista); fotografias, mapas e desenhos como suportes. A escrita é a principal linguagem, e os textos de apoio serão entre 3 a 5 obras, como exercício de reflexão teórica pontual e aprofundada (Rancière, Bourdieu, Moacir dos Anjos, Guattari). Como resultado, um ensaio empírico - político/poético - dialogando com o aporte teórico. O resultado será publicado em forma de texto (ou de caderno) com imagens fotográficas e desenhos realizados em Terra Una sobre o tema dos agenciamentos na criação artística contemporânea.

Propuesta de taller o actividad con la comunidad / Proposta de oficina ou atividade para a comunidade

Elaboração de projetos, objetivação de propostas de arte que busca instrumentalizar a comunidade local na escrita de projetos: a simples estruturação de ideias de alguma ação que se queira realizar localmente, com recursos materiais e imateriais existentes (ação artística, ação social, ação cultural, e tantas outras) ou a intenção de captação de recursos em variadas fontes de financiamento para viabilizar alguma ideia criativa, no campo das artes. A intenção é disponibilizar ferramentas úteis e elaborar no grupo um esboço projeto que represente um desejo coletivo dos participantes, expondo-as e realizando elaboração e criação coletiva. Os princípios utilizados se baseiam em parte em DRP (diagnóstico rural participativo). A proposta é articular um objetivo de projeto artístico dessa comunidade com elementos sociais, econômicos, políticos onde a ideia de projeto com a qual se trabalhará na oficina se relacionam, colaborando na instrumentalização (do projeto) e na crítica (das relações).

Residencia TDUEPURC#3, produção institucional. Primeiro, o não querer produção...
... e em seguida, criação coletiva. Atelier, TDUEPURC#3, Uruguai/ Brasil 2009.
Happening-Interferencia em obra com artistas e produção de Percursos Urbanos. De Julio Lira.

Sobre o artista

Produtora cultural in(ter)dependente, formação multidisciplinar. Estudos em sociologia econômica e meio ambiente; trabalhos em artes visuais e formação de redes.
*FUNDARPE, Secult/ Governo do Estado de Pernambuco. Coordenadoria de Artes Visuais. Produção do 48° Salão de Artes Visuais. Recife 2012.
*Bê cúbico, Plataforma de dispositivos para difusão de experiências artísticas em meio digital. Organização de projetos para captação de recursos. Recife 2012
*Fundação Bienal do Mercosul, 5a à 8a Edição. Produção de residências e Projeto Pedagógico. POA 2005 a 2011
*Universidade Aberta do Brasil – Tutoria, curso Planejamento e Gestão Rural - Elaboração e Gestão de Projetos.2011
* Medidas Compensatórias à Comunidade Quilombola de Morro Alto, RS. 2008 a 2011
*Educação Gaia: Tecelã e Educadora do Módulo Econômico, Poa 2009 e 2010
*Fórum Social Mundial/ Acampamento da Juventude. Projeto, Organização e Gestão coletiva e Projeto Memória do FSM. 2001 a 2005
*Mestrado em Desenvolvimento Rural UFRGS