ponto florestal | sobre | cronograma | oficinas | realizadores | blog | contato

O projeto Ponto Florestal tem como foco a pesquisa em arte, vídeo e ecologia, na busca por fomentar a interação entre cultura, educação, tecnologia e meio ambiente.

 

Ponto Florestal é concebido por Cristina Ribas, Domingos Guimaraens, Flavia Vivacqua e Nadam Guerra. Estes artistas visuais, além de ministrarem suas oficias, convidam outros pesquisadores para outras oficinas na cidade de Cataguases. A partir de sua formação em arte, história da arte e comunicação, e por diversos meios tecnológicos, os oficineiros têm por objetivo constituir um ambiente de criação, com finalização de projetos em vídeo agregando outros saberes e instrumentos que capacitam a criação colaborativa entre os participantes.

 

Ponto Florestal, que faz parte do programa Interações Florestais, é uma parceria da Associação Terra UNA e da agencia Nexo Cultural. O projeto é realizado com o fomento do Prêmio do Ministério da Cultura Interações Estéticas - Residências Artísticas em Pontos de Cultura em parceria com o Ponto de Cultura Fábrica do Futuro, o Instituto Cidade de Cataguases, o Instituto Francisca de Souza Peixoto e Estação Ecológica de Água Limpa, além de outras instituições parceiras.

 

Durante os meses de Maio, Junho e Julho de 2009, cada uma das nove oficinas (consultar temas abordados, numero de vagas e datas), são integradas por uma mostra de vídeos. Todas as atividades são gratuitas e as inscrições limitadas são publicas. O foco principal do projeto é a criação de um grupo de formação com 15 alunos selecionados e que participarão de todas as oficinas. Este grupo receberá um acompanhamento para realizar seus próprios projetos em arte e vídeo, e participará de uma residência de uma semana (“imersão“) na Ecovila Terra UNA  www.terrauna.org.br. Ao final do projeto será produzido um DVD com os vídeos e com o registro do projeto. Cada oficina contará também com um número de vagas extras destinadas a um público multidisciplinar.