RESIDÊNCIA ARTÍSTICA Terra UNA

Interações Florestais 2011

FOMENTO DE SISTEMAS



De: Theo Craveiro

Ação, SP

A Proposta

Operar em sistema foi um aprendizado evolutivo que proporcionou um incrível dinâmica de trocas na natureza. A interação, a diversidade e a abundância são três conceitos que orientam a lógica dos sistemas e mostra que o mais interessante, mais do que a coisa em si, são as relações que ela proporciona.

A partir dessa lógica de foco nas relações, meu projeto é fomentar e pensar em alguns sistemas. Assim, proponho alguns "fomento de sistemas" na NATUREZA para depois estender a mesma lógica para o convívio com os outros ARTISTAS e para a relação do PÚBLICO com o ponto de cultura.

Exercícios:

CRIAÇÃO DE FUNGOS E BACTÉRIAS - eles tem um importantíssimo papel no ciclo de vida da matéria. Eles são decompositores finais, são como artistas, usam o que ou outros dispensam. Morte e vida andam juntas.

DOCUMENTAR PROCESSOS DE DECOMPOSIÇÃO – idem

COMIDA PARA AS COBRAS - Mitologicamente, elas representam o contato com o desconhecido e o proibido. É vontade de contato com o medo, o desconhecido, o dessaber.

CIRCULAÇÃO E DISPERSÃO – As Plantas tem diferentes estratégias de dispersão de sementes e polens. A partir disso, pensar algumas estratégias para potencializar a circulação da arte

Interação com o Ponto de Cultura

Mas afinal, o que é arte? Uma visão e um modo de usar na vida.

UMA APRESENTAÇÃO: Existem muitas visões de arte. Mas deve ter alguma coisa que junta Giotto, Velásquez, Cézanne, Duchamp, Cildo Meireles, etc. A partir de uma passagem rápida por alguns nomes da História da Arte, procura-se pensar um jeito de fazer da arte. Para além dos códigos da cada época, existe um pensamento de superação que resiste as mudanças. Para além da perspectiva, da representação ou da autoria os artistas sempre falam da mesma coisa: é preciso mudar. Que tipo de mudança é essa? Como é essa forma de pensar? Como atualizar esse modo de fazer? Por que esse tipo de pensamento é importante? Esse é o desafio.

ATIVIDADE – Depois da apresentação, teria uma oficina que cada integrante (ou alguns escolhidos se forem muitos) conta qual é a sua atividade ou traz algum problema para que coletivamente o grupo discuta como atualizar essa modo de fazer.

Sobre o artista

Theo Craveiro, 27 anos, São Paulo.

Formado em Artes Plásticas pela USP em 2009, entre os seus trabalhos, fez um Museu Ambulante que o permitiu fazer exposições em instituições como MAM e MASP. Em outro trabalho, foi processado por falsificação de dinheiro, mas acabou absolvido. Atualmente seu trabalho favorito é uma colônia de formigas que vive dentro de um quadro concretista. Para além do plano da arte, está sempre a viva.

Sua pesquisa é sobre a necessidade de atualizar as questões da arte para os dias de hoje. O desafio de seu trabalho é tocar as pessoas. Acredita muito na importância da arte como um espaço de resistência, risco e exceção, e que esta deveria fazer parte da vida de mais pessoas.


Prêmio:

2º lugar no "EDP nas Artes" no Instituto Tomie Ohtake em 2010.

Principais exposições:

2010 SAMAP - Salão Municipal de Artes Plásticas de João Pessoa, PB

Aqui Formas Viraram Atitudes, Sesc Vila Mariana, SP

À Sombra do Futuro, Cervantes, SP

Prêmio EDP nas Artes, Instituto Tomie Ohatake, SP

Salão Nacional de Itajaí, SC

2007 Prêmio Nascente, MAC, SP

http://theocraveirotrabalhos.tumblr.com/

Comentários

1. Tiago Folador Galter
02/02/2011 12:22
Que a natureza nos mostre o melhor caminho, e a gente opera...
2. Theo Craveiro
31/01/2011 04:52
Gentes, não tava sabendo dessa parta dos comentários. Que demais! Desculpa não ter respondido antes.

Engraçado, a gente escreve mas não imaginava que as pessoas iam ler. Obrigado mesmo.


Ana- Grato. Essa visão de sistema tenho pensado mais formalmente nos últimos tempos. Acho que foi o trabalho das formigas que me ensinou.

Deborah - desafio é superar esse eu e um coisa muito de ego. Acho que é um exercício permanente. O grande lance tá na relação entre as coisas.

Flávia - adorei a dica. Agora preciso dormir mas depois pesquiso o "Jorge de Alburquerque" - grato. Adicionada no face. aqui meu perfil e fotos dos trabalhos: http://www.facebook.com/album.php?aid=145461&id=596177936 Add eu


Natalia - Grato

Marina - muita coisa pra pesquisar! Mas não vejo muita diferença entre os dois. É sempre vida tentando de afirmar. Os vegetais são mais legais por que tem mais diversidade e eles espelham mais o ambiente deles. Os fungos e bactérias são os mais resistentes a ambientes inóspitos como desertos e até mesmo o Espaço. Eles podem andar de meteoro! Muito incrível.


Khalil - poxa cara. valeu mesmo. foi legal ser processado. É engraçado, por que desde o perito, o delegado, o juiz, etc. todos sabiam que não era nada mas todos tinham que seguir um procedimento.


Gilio - legal cara. Agora preciso domir mas uma hora eu visito e te escrevo. grato.


Arthur - Essa idéia de caos e organização é muito fascinante. A Ana Elisa Carramaschi (que também está concorrendo aqui) me mostrou esse vídeo incrível:
http://busk.com/news/youtube--ilya-prigogine-caos-concept


Depois vou explorar as outras propostas. Muito obrigado mesmo pela atenção, beijos e abraços, theo
3. Ana Laura Duarte Martins Estaregui
27/01/2011 10:36
Theo! Esse trabalho com as formigas eu já tinha entrado em contato antes, numa exposicao no Centro Cultural do Cervantes, em SP.
Agora, lendo o que escreve sobre sistemas ficou ainda mais claro e interessante o trabalho.
Muito bom, Theo, adorei!
4. Deborah Cimini
24/01/2011 13:03
oi theo,

gostei demais da sua abordagem sobre a arte e da sua percepção da importância das relações, acredito que essa é a única coisa que podemos assegurar a existência depois do que sabemos ser o eu, o resto ninguém garante... será um prazer e um grande aprendizado poder participar desse processo...seguimos no intento!
5. Flávia Paiva
21/01/2011 22:31
tive um mestre na puc (Jorge de Alburquerque) que falava de sistemas, ele sendo astrofísico, pensava que me colocaria distante..
mas descobri que todas essas teorias só servem quando tratamos elas humanamente! rsrsrs
é incrivelmente imperdível ouvi-lo falar de sistemas!

quanto a matemática se alia com as humanas tudo se complementa;

se quizer e tiver me add no face
http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=1157868973
6. Natalia Godinho Coutinho
21/01/2011 10:14
Votado!
7. Marina Fraga
18/01/2011 13:04
Oi Theo,
Achei incrível este sistema de formigas, também sou fascinada pela pequena fauna! Adorei seu site também. Parabéns!
beijos
8. Khalil Charif
16/01/2011 02:38
Muito bom isso de "Fomento de Sistemas", Theo!!!

Foco nas relações!!! Grande problematização. Diria até que primordial, desafiador, como vc diz...
É um modo de ver a arte como potencializadora de aproximações entre as pessoas e tudo mais, é discutir o papel da arte no nosso mundo contemporâneo. Da maior relevância!!!

Essa coisa de trabalhar as formiguinhas com o Concretismo, como vc o faz é muito curiosa... uma associação de idéias das mais felizes!

Vi seus trabalhos no blog...Acho que vc está num caminho muito bom! Segue firme!!!

Fiquei pasmo com o lance de vc ter sido processado!!!
Ainda acontecem essas atrocidades... Que bom que foi "absolvido"! Mas eu diria que vc foi é "culpado" pela provocação...rsrs
E fez isso muito bem!!! Parabéns de novo aqui!!! Coisas assim tem de reverberar, se tornarem públicas mesmo (mobilizar e devolver isso pra arte novamente, sem nunca deixar de sê-la).

Vamos seguindo...
Na Torcida pra mais das suas lá em Terra UNA !!!
Grande abraço


9. Gilio Mialichi
12/01/2011 16:44
Oi Theo, boa tarde

Esqueci de te contar...também tenho um projeto (está só no papel ainda) que tem a presença de insetos...cupins alados...Pensei em trabalhar com vídeo e fotografia...

Gosto da ação desses insetos!

Até

Gilio Mialichi
10. Gilio Mialichi
10/01/2011 20:11
Oi Theo

Quanta proposta inscrita de qualidade...cada um com sua poética, objetivo e conhecimento adquirido durante a vida...

Aqui todos temos muito a oferecer e aprender também...e é por isso que estamos juntos nessa.

Aproveito para convidar aos que ainda não visitaram e apreciaram os projetos para fazê-lo. Vale muito a pena...pessoas novas, conhecidos, dúvidas, poéticas semelhantes,surpresas, emoções....diversidade!!!

Minha proposta inscrita é "Homocrisálida"... passem por lá e registrem suas impressões.

Também tenho um blog com imagens de outros trabalhos que contam um pouco da minha história artística. Se puderem visitem:

gilioarte.blogspot.com

Escrevam.......... gmialichi@hotmail.com

Até

Gilio Mialichi
11. Gilio Mialichi Neto de Oliveira
08/01/2011 13:10
Oi Theo, boa tarde

Nossa! Como me identifiquei com seus procedimentos! Decomposição, ciclos, fungos...também já produzi uma série com auxílio de fungos, manchas de fungos. Se puder visite meu blog: gilioarte.blogspot.com

Vá clicando em postagens antigas......

Acho bem ousado o uso de seres vivos durante o processo criativo...envolve tantas discussões. Rende muito! Acho muito pertinente.

Boa sorte

Gilio Mialichi

12. Arthur Tuoto
05/01/2011 14:35
Gosto muito da ideia de apropriação desses sistemas naturais, não deixa de ser a ideia máxima da interação acontecendo, que as vezes se confunde com o caos mas não deixa de ter uma organização quase artesanal mesmo, coisa que, em todo caso, deve ser mais do que apreciada!