RESIDÊNCIA ARTÍSTICA Terra UNA

Interações Florestais 2011

Exercícios de Reflexão



De: Leonardo Motta Campos

Foto e vídeo, RJ

A Proposta

Este trabalho é um desdobramento de uma pesquisa fotográfica denominada Exercícios de Reflexão, que consiste em fotografias com espelhos. O trabalho insere o corpo na paisagem e a paisagem no corpo através de um jogo de reflexão.

A palavra reflexão é pensada a partir de seu significado mais comum como fenômeno que se verifica quando um raio de luz incide sobre uma superfície plana e polida, voltando para o meio de onde partiu. Esta definição de reflexão permite pensarmos na relação entre o meio e a imagem refletida e como esses meios se interagem.

Além disso, reflexão é um ato em virtude do qual o pensamento se volta sobre si mesmo para examinar seus elementos e combinações. A partir destas definições, as fotografias são pensadas e realizadas de modo que as imagens refletidas interajam diretamente com a paisagem. Para isso, os reflexos projetados na superfície são alinhadas ao corpo e a elementos naturais como troncos, galhos e rios.

O corpo (con)funde se com a paisagem, conectando os meios distintos em uma única parte.

Interação com o Ponto de Cultura

A interação com o ponto de cultura é pensada em paralelo a proposta artística Exercício de reflexão. Ao longo do período de residência será estabelecido junto aos moradores da comunidade local uma relação de reflexão. Através de encontros (a quantidade será definida de acordo com número de participantes) onde os integrantes do grupo possam contar suas lembranças, histórias e experiências que viveram naquela localidade.

A partir destes relatos, o grupo deverão reconhecer e selecionar locais do vilarejo que se relacionem com as experiências vividas anteriormente pelos participantes. Nestes locais, serão realizadas fotografias com os espelhos procurando relacionar o passado com o presente dos moradores. O objetivo é estabelecer relações e interações entre o meio e o indivíduo.

Sobre o artista

Com formação em Artes Plásticas (UERJ), Direção Teatral (UFRJ) e EAV- Parque Lage, AoLeo atua como artista, diretor teatral, cenógrafo, ator e performer desenvolvendo sua pesquisa sobre o espaço tanto no campo das artes cênicas quanto nas artes plásticas, criando uma obra híbrida que explora linguagens artísticas variadas tais como a fotografia, vídeo-instalação, site-specific, ações urbanas e performance.
Sua poética artística consiste em duas estratégias: interferências na paisagem (natural ou urbana) utilizando elementos como barbantes, espelhos e fotografias, e o ato-percurso (termo criado pelo artista), compreensão do ato de caminhar como uma ação poética. A ação de caminhar é a criação de uma linha que delimita o caminho percorrido.
Além da prática artística, AoLeo desenvolve pesquisas e práticas de arte-educação, como mediador do Núcleo Experimental de Educação e Arte do MAM-RJ e lecionando artes aos estudantes de ensino fundamental na rede de ensino público do Estado do Rio de Janeiro. Recentemente, participou do Programa Aprofundamento do EAV-Parque Lage desenvolvido por Gloria Ferreira. Atualmente é representado pela Galeria Progetti.

Comentários

1. Tiago Folador Galter
02/02/2011 12:33
Remete muito a necessidade de nos reconciliarmos com o natural, gostei muito do visual e poetica...Sucesso...
2. Amanda Freitas
24/01/2011 22:10
Nossa, o conceito e a operação é simples e potente, e isso é ótimo, mas o resultado visual é que é realmente impressionante, atraente. Atrai os olhos a investigar mesmo, até a mente racional compreender o uso do espelho, todo o resto já foi "cativado" pela sensação visual!

Boa sorte!

Luz.
3. Douglas Pego
24/01/2011 10:13
Oi Leonardo,
Prazer em conhecer sua proposta.
Gostei muito das fotos, e quero ver este trabalho acontecendo em terra una. Suas imagens são muito fortes..eu queria ver mais de seu trabalho. Vc tem algum blog, site, ou flickr, facebbok?

Achei bonita a proposta de interação com o ponto de cultura. da muita vontade de ver os resultados.

Vc me perguntou sobre minha proposta, O Relacionamento. A druração será o tempo de duração da residência. É uma ação para o dia-dia, ...uma condição de vida que proponho.
os registros poderam ser por meio de fotos, videos e textos; esses meios recorrentes, mas nada impede do uso de outras formas, ou mesmo de se pensar na sua necessidade de documentação.

Quero ver seu trabalho acontecer. de perto ou de longe. me passa algum link! Boa sorte! ...vaos nos falando.

Pego
4. Cindy Quaglio
21/01/2011 18:48
Muito interessante a maneira como vc estabelece a relação entrte o corpo e a paisagem, as imagens são lindas e a proposta bastante pertinente dentro desse projeto. Também pesquiso, numa trilha diversa, a relação corpo paisagem.Vamo que vamo.

até
5. Leandro César
21/01/2011 09:21
Lindas fotos, proposta instigante.
Vontade de fazer parte dessa paisagem.
Um abraço velho!
6. Mariana Soares
20/01/2011 11:17
O corpo interagindo com o espaço é meu maior interesse em Terra Una.

Belas Imagens!
7. Marcela Antunes
18/01/2011 17:15
Leo, AoLeo, amoreeee,

tudo de bom,,, que este projeto, arte, vida perpetue!

naturaleza que nos rodeia e habita***
tamosjuntoemisturado

bjks grandesss
Maaaa
13 numa noite
;)
8. Flávia Paiva
18/01/2011 14:26
gostaria muito que entrasse no meu fotolog, pois temos algumas ideias em comum, e tem um trabalho meu "de uma ponta a outra" que basicamente acontece na ação do caminhar e o desenrolar o fio. Com vc escreve no sentido do caminhar para vc, me identivico muito!
www.fotolog.com.br/flaviapaiva007

temos que trocar hein!
performers no terra una!

se tiver e quizer me add no face
www.facebook.com/#!/profile.php?id=1157868973

gostei da sua escrita, o como pensa o seu trabalho e faz ele reverberar!
aguardo retorno seu para saber o q achou do fotolog! rsrsrs vou cobrar! rsrsrsrssr

9. Elvis Almeida Oliveira
16/01/2011 16:10
sangue bom!
10. Angelo Luz
15/01/2011 23:53
Muito bom. Gosto muito de tudo. Parabéns e muita sorte!
11. Mariana Soares Leme
15/01/2011 00:54
Muito interessante a maneira como vc concretiza a sobreposição dos espaços real/memoria. Bela poética. Um abraço!
12. Gilio Mialichi
13/01/2011 17:30
Olá Leonardo, boa tarde...

Estou super impressionado com seu trabalho! Até comentei com uma amiga hoje...

Você abre novas dimensões no espaço...como se fosse possível entrar nesses novos espaços. É isso que me dá vontade de fazer, entrar nas imagens refletidas nos espelhos ou ainda passar através do seu corpo.

O surreal sempre habita suas produções? E o mimetismo é uma poética assumida na sua trajetória como artista? Conta mais da sua poética.

Outra sensação que tenho sobre sua figura nas imagens é a de um espião...que tenta se camuflar dentro das situações para observar, entrar sem ser notado.

Essa sua obra é encantadora...tem uma ilusão tão simples e tão significativa. Seu corpo é desconstruído já que o espelho toma parte dele refletindo a paisagem. É uma imagem hibrida maravilhosa...ora gente, ora paisagem, ora carne, ora água.

Suas reflexões geradas pelo espelho unem planos tão distintos, como o céu e a terra, o Homem e a natureza. Também trabalho com um pouco dessa união entre Homem e natureza...possibilita muito! Minhas crisálidas são frutos dessa união (HOMO + CRISÁLIDAS = HOMOCRISÁLIDAS).

Por acaso você tem um blog ou site? Se tiver me mande o link. Gostaria de conhecer mais trabalhos de sua autoria.

Até

Gilio Mialichi
13. Thais de Almeida Prado
13/01/2011 16:28
Um filme da Agnes Varda começa justamente com esses espelhos espelhados que refletam, e ela faz uma belíssima reflexão de sua memória e de sua maneira de fazer cinema.

é belo o que essa reflexão pode nos proporcionar quanto imagens e mesmo quanto pensamentos.
14. Khalil Charif
10/01/2011 16:05
Conheci seu trabalho lá na exposição "Olheiros da Arte", aqui no Rio, e já me chamou muita atenção e desejo em acompanhar sua trajetória...

O meu amigo Cleantho Viana me falava do "Leonardo" que fazia com ele o curso de "Aprofundamento" no Parque Lage.
Cara, que genial, que surpresa boa, agora depois de ver a sua exposição em cartaz (no EAV), vi estas imagens aqui e descobri que "AoLeo" e aquele Leonardo são a mesma pessoa!!!

Belo projeto!!! Muito interessante a interação com o Ponto de Cultura também!

Estou na sua torcida, é claro!!!
(e que nos encontrarmos dia desses...)

15. Gilio Mialichi
10/01/2011 11:33
Oi Leonardo

Quanta proposta inscrita de qualidade...cada um com sua poética, objetivo e conhecimento adquirido durante a vida...

Aqui todos temos muito a oferecer e aprender também...e é por isso que estamos juntos nessa.

Aproveito para convidar aos que ainda não visitaram e apreciaram os projetos para fazê-lo. Vale muito a pena...pessoas novas, conhecidos, dúvidas, poéticas semelhantes,surpresas, emoções....diversidade!!!

Minha proposta inscrita é "Homocrisálida"... passem por lá e registrem suas impressões.

Também tenho um blog com imagens de outros trabalhos que contam um pouco da minha história artística. Se puderem visitem:

gilioarte.blogspot.com

Escrevam.......... gmialichi@hotmail.com

Até

Gilio Mialichi
16. Aline Midori
09/01/2011 11:48
Bacanas as fotos, AoLeo! Reflexo e fusão, linha do percurso, rende poética mesmo!
Boa sorte!
Abraço da Midori
17. Gilio Mialichi Neto de Oliveira
08/01/2011 12:16
Oi Leonardo

Sua proposta apresenta arte por meio do mimetismo e isso provoca uma ilusão muito bonita. Você se confunde com o ambiente causando essa ilusão. As imagens são ótimas e promove várias linguagens no decorrer do processo. De onde surgiu essa poética, a origem mesmo?

Parabéns e muito boa sorte

Gilio Mialichi
18. Joubert de Albuquerque Arrais
08/01/2011 08:49
Oi Leonardo

Gosto da ambiguidade do termo reflexão e da estratégia ficcional do espelho com o vídeo que tua proposta apresenta. Realidades ficcionais.... Tenho essa perspectiva na minha proposta que, mesmo sendo ação, tem a fotografia e o vídeo como segundo momento.

Boa sorte!