RESIDÊNCIA ARTÍSTICA Terra UNA

Interações Florestais 2011

Gaia de Gala



De: Luciano Teixeira Rocha

2d e 3d, RJ

A Proposta

Que jóias e roupas GAIA usaria numa noite de gala?
Pretendo desenvolver vestimentas e jóias para serem usadas pela natureza que me envolverá durante todo o tempo em que estiver em residência. Usarei os materiais disponibilizados pela própria natureza (galhos quebrados, folhas coloridas caídas, pedrinhas, penas, cipós). Trabalharei cores, volumes e texturas. Criarei peças de grandes dimensões proporcionalmente aos elementos/seres que eu escolher vestir e enfeitar. Cobrir uma grande pedra com folhas criando um desenho gráfico. Pendurar um colar de "pérolas" ao redor de uma árvore bem "pescoçuda". E assim sucessivamente até que os elementos/seres se sintam adequadamente vestidos para a grande noite de gala, o grande baile.

Interação com o Ponto de Cultura

Proporei aos sujeitos a criação de peças exclusivas para alguns elementos/seres escolhidos por eles. Esses elementos poderão estar na própria cidade. E também a realização do grande baile com muita dança e muita música.

Sobre o artista

Luciano Rocha é artista desde que nasceu, mas para se manter livre das amarras da arte escolheu um caminho diferente para ganhar seu sustento. Trabalha como ator, diretor, videomaker, performer, media artist e em tudo mais que seu coração mandar. Participou da peça 7 X Medéia e da performance Chá das Cinco nos jardins do Museu da República, integra o coletivo de arte Hyenas criador do evento Paraphernália que proporciona espaços expositivos sem curadoria nem burocracia. Fez o filme experimental em super 8 Di Vértices que circulou diversos festivais de cinema pelo Brasil a convite da produtora do FLO (Festival do Livre Olhar) e o vídeo Lurdinha em um dia de sol exibido em mostras de curtas no Rio e em São Paulo. Participou da primeira turma do Ateliêr Coreográfico da Cidade do Rio e lá criou o coletivo de dança contemporânea COLHER que circulou por festivais de teatro (Int de São José do Rio Preto, de Jales e de rua de Paraty) e de dança (Bienal SESC de Dança de Santos e Festival da Nova Dança de Brasília). Suas últimas exposições foram Projéteis da FUNARTE de São Paulo, Bienal Anual de Búzios e Galeria Peça Única do Rio. No momento está envolvido na web radio BellyButtonShow.

Comentários

1. Tiago Folador Galter
02/02/2011 12:25
Muito bem pensado, a materialidade da obra deve ficar demais.Boa Sorte...
2. Amanda Freitas Coutinho
24/01/2011 00:02
Achei teu projeto de um simplicidade de extrema potência, todo material é orgânico e toda a idéia de um baile/desfile me remete imediatamente à antigos ritos tribais, ao desejo de ornamentação para rituais, e ocasiões de coletividade. Muito lindo!
Muito genuíno!
gostei da tua colocação : ..."é artista desde que nasceu, mas para se manter livre das amarras da arte escolheu um caminho diferente para ganhar seu sustento".."sem curadoria nem burocracia."

Confesso que também me sinto desta forma,
e que toda essa máquina/sistema correria e ditames do mercado me deixam confusa, com uma sensação frequente de correr atrás do tempo...e por vezes eu corro, e outras eu paro para protestar e questionar, e quase desisto, o que me mentám são os encontros reais e as trocas, o olho no olho...tudo o que considero genuíno.
:)

Boa sorte!

Luz.
3. Flávia Paiva
18/01/2011 14:48
e as árvores dançarão...

muito divertido... sabe que lendo a sua proposta me levou ao universo infantil, quanto da natureza era anima...

se quizer e tiver me add no face
www.facebook.com/profile.php?id=1157868973
4. Angelo Luz
15/01/2011 23:50
Interessante a maneira como vc se coloca. Sua idéia é bela. Fiquei curioso sobre o baile! Boa sorte pra vc!
5. Mariana Soares Leme
15/01/2011 00:30
Oi Luciano,

Sua proposta é realmente original! Parabéns!
6. Khalil Charif
12/01/2011 18:53
Adorei isso de fazer vestimentas e jóias pra serem "usadas" pela natureza!!! Bela proposta Luciano!!!

Trazer a mitologia, esta pesquisa em si, já é muito bom. Trazer Gaia, deusa da Terra, a Mãe Terra, e toda sua potencialidade é magnífico!
Acho ótimo esse "vestir" a natureza, só não concordo com o termo "enfeitar"...rsrs Está de Parabéns!!!

O seu BELLY BUTTON SHOW parece muito bom, vi pelo site aqui. Está no ar?!!!

Parabéns!!!
Que todos venham nús e dispostos a vestir essa experiência junto com a natureza e vc!!!
GAIA vai ficar linda...
7. Gilio Mialichi
10/01/2011 11:31
Oi Luciano

Quanta proposta inscrita de qualidade...cada um com sua poética, objetivo e conhecimento adquirido durante a vida...

Aqui todos temos muito a oferecer e aprender também...e é por isso que estamos juntos nessa.

Aproveito para convidar aos que ainda não visitaram e apreciaram os projetos para fazê-lo. Vale muito a pena...pessoas novas, conhecidos, dúvidas, poéticas semelhantes,surpresas, emoções....diversidade!!!

Minha proposta inscrita é "Homocrisálida"... passem por lá e registrem suas impressões.

Também tenho um blog com imagens de outros trabalhos que contam um pouco da minha história artística. Se puderem visitem:

gilioarte.blogspot.com

Escrevam.......... gmialichi@hotmail.com

Até

Gilio Mialichi
8. Gilio Mialichi Neto de Oliveira
08/01/2011 11:46
Fala Luciano, bom dia

Que proposta interessante! Materializar Gaia por meio de um personagem. A ideia realmente deve impressionar e causar estranhamentos...ótimo!

Minha proposta também envolve a coleta de materiais da natureza e com isso a coletividade e cooperação, enfim o trabalho em equipe. Isso fortalece a arte.

Boa sorte

Giio Mialichi