RESIDÊNCIA ARTÍSTICA Terra UNA

Interações Florestais 2011

LUIZA BALDAN



De: LUIZA PEIXOTO BALDAN

Foto e vídeo, RJ

A Proposta

Como parte fundamental do meu trabalho, venho habitando diferentes lugares para que, através dos afetos, eu possa alterar a minha maneira de ver e experimentar tais lugares.
Escolho prédios/bairros/cidades que passaram por intensas transformações desde a origem, seja pelo tipo de ocupação ou de desocupação que sofreram.
Para a residência Terra UNA, buscarei relacionar-me com os povoados e seus moradores, especialmente crianças das pequenas vilas limítrofes, escassas de habitantes, para desenvolver um trabalho em arte através de foto/vídeo/texto.
Como o trabalho depende diretamente do resultado afetivo, não poderia discursar aqui sobre uma proposta concreta para a residência, mas posso afirmar que a linguagem utilizada transita entre o retrato, a paisagem, a arquitetura e as possíveis ficções.
Buscarei, através dos expemplos realizados no passado, apresentar mais claramente a minha abordagem. (ver imagens, textos e vídeos www.luizabaldan.com)

Interação com o Ponto de Cultura

Oficina de fotografia para crianças/adolescentes/adultos utilizando uma câmera analógica de médio formato.

Sobre o artista

Nasci no Rio de Janeiro em 1980.
Sou mestre e bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Florida International University, respectivamente.
Dos prêmios recebidos, destacam-se o XI Prêmio Marc Ferrez de Fotografia da Funarte (2010), o 37º Salão de Arte Contemporânea de Santo André - SP (2009), a 1ª Mostra de Fotografia do Centro Cultural São Paulo (2008) e o Brown L. & Marion Whately Scholarship (2002).
Em 2010 realizei residência artística na Península, Rio de Janeiro, como parte do projeto "Mapas invisíveis", da curadora Daniela Name. Também participei de exposições no Paço das Artes (SP), MAC (Niterói), Caixa Cultural (RJ), Centro Universitário MariAntonia (SP) e Plataforma Revólver (Lisboa, Portugal), além do projeto "Poéticas e Retóricas Contemporâneas", através da Funarte, no Centro Cultural da UFG de Goiânia.
Em 2009 participei da residência artística no Pedregulho (Conjunto Prefeito Mendes de Moraes), no Rio de Janeiro, fomentada pelo IPHAN através do edital Arte e Patrimônio.
Atualmente, vivo e trabalho no Rio de Janeiro.
O currículo completo está no site www.luizabaldan.com

Comentários

1. Tiago Folador Galter
26/01/2011 19:50
Acredito em sua força, percebo que os registros fluiram e que no desenvolver da propostas muitos momentos únicos podem ser captados por pessoas com tal sensibilidade...muita luz ai Luiza.
2. mavi
22/01/2011 15:25
Olá Luiza,
tudo bem?

Vc falou de transitar por vilarejos/cidade, conversar com os habitantes... sua relação intensa com o urbano, espaços que se vao transformando por interferências diversas (humanas ou naturais/tempo)

Bem, eu tb nao sei com será o estar em Terra Una, imagino que lá tenha bastante a ver com o viver num ambiente campestre/terra/mato/verde/vilarejo/pessoas em ambiente "rural" pelo q vi no site, pelo que ouvi de algumas pessoas.

Vc imagina esse tipo de transito de suas pesquisas para um ambiente menos urbano?

3. Leonardo Motta Campos
20/01/2011 02:19
..oi..luiza..
..vi seu trabalho na caixa..
..fiquei curioso de ver mais coisas suas..
..
...boa sorte para nós..
..
..um abraço.
..AoLeo....
4. Amanda Freitas
19/01/2011 22:35
"Ah, se meus olhos tirassem fotografias..."
Os seus tiram! Muito belas por sinal!
Estive por aqui.

Boa sorte!
Luz.
5. Flávia Paiva
18/01/2011 15:00
as vivencias te trazem as imagens!

gostei da sua escrita e experiência!
coisas irão brotar!

se quizer e tiver me add no face
www.facebook.com/profile.php?id=1157868973
6. Douglas Pego
18/01/2011 12:30
Luiza, um prazer em conhecer o seu trabalho. sua proposta é uma continuação dele, e assim me faz querer conhecer o resultado.

Parabens.
Pego.
7. Khalil Charif
17/01/2011 09:37
Luiza, conhecia alguma coisa do seu trabalho anterior, mas agora investigando seu site, percebi que o que já tinha visto não dava dimensão da sua obra... (o que aliás acontece com a maioria de nós artistas, não dá pra fazer um recorte só aqui ou ali, não é mesmo? todos somos muito mais "complexos" - um dado do humano).

Fiquei inspirado pela sua maneira de ver o mundo, pela sua poética... Esse seu jeito de abraçar questões às vezes singelas, outras mais profundas...

Muito revelador das vicissitudes da vida...

Tenho certeza que fará um trabalho dos mais sensíveis lá.

Uma coisa que me perguntei, é o porque da sua escolha do uso da máquina de médio formato para interação no Ponto de Cultura... Se tiver um tempo depois, fiquei curioso...rsrs

Estou torcendo por vc!!!
Parabéns!!!
8. Elvis Almeida Oliveira
16/01/2011 16:09
sou fã!!!
9. Angelo Luz
15/01/2011 23:31
Seu trabalho é forte e direto. Essa investigação de retrato e paisagem tem me instigado bastante. Vejo relações com o que tenho feito, principalmente na idéia de habitar lugares diferentes e buscar entendê-los em uma pesquisa imagética. "one place after another"! Mas vc tem um foco voltado para as relações sociais, o que é muito legal! Boa sorte pra vc! Seria muito interessante poder compartilhar contigo! Um abraço!
10. Mariana Soares Leme
15/01/2011 00:07
Que legal Luiza sua trajetoria profissional, vc deve ter uma experiência e tanto de chegar e ir de lugares...com certeza vai ser de grande contribuição para a Residência em Terra Una.
Um abraço!
11. Gilio Mialichi
13/01/2011 16:58
Oi Luiza, boa tarde

Os lugares tem muito a dizer, concordo. Mas como você escolhe seus "lugares-espaços" para produzir e assim reapresentá-los como arte?

Me interesso muito pela pesquisa dos artistas, sua poética, seu procedimento...Luiza me conta um pouco sobre isso...adoraria saber.

Até logo

Gilio Mialichi
12. Thais de Almeida Prado
13/01/2011 14:58
Se disponibilizar para os encontros e os afetos e daí surgir a obra... me identifico bastante!

quem sabe possamos partilhar afetos!
13. Gilio Mialichi
09/01/2011 16:50
Oi Luiza

Quanta proposta inscrita de qualidade...cada um com sua poética, objetivo e conhecimento adquirido durante a vida...

Aqui todos temos muito a oferecer e aprender também...e é por isso que estamos juntos nessa.

Aproveito para convidar aos que ainda não visitaram e apreciaram os projetos para fazê-lo. Vale muito a pena...pessoas novas, conhecidos, dúvidas, poéticas semelhantes,surpresas, emoções....diversidade!!!

Minha proposta inscrita é "Homocrisálida"... passem por lá e registrem suas impressões.

Também tenho um blog com imagens de outros trabalhos que contam um pouco da minha história artística. Se puderem visitem:

gilioarte.blogspot.com

Escrevam.......... gmialichi@hotmail.com

Até

Gilio Mialichi
14. Gilio Mialichi Neto de Oliveira
04/01/2011 21:02
Oi boa noite Luiza,

Você trata os lugares como obras já prontas e captura esses lugares|imagens de uma forma bem particular...como se esses lugares só fossem percebidos pelo seu olhar...depois disso consigo perceber beleza em um espaço antes comum.
Sua proposta tem uma percepção poética bem resolvida...muito bom!

Parabéns e boa sorte...sucesso!

Gilio Mialichi