RESIDÊNCIA ARTÍSTICA Terra UNA

Interações Florestais 2011

Andarilos



De: floriana breyer

Ação, SP

A Proposta

Andarilos é um processo de investigação/criação/ação de um dispositivo relacional inspirado nos dispositivos de economia informal brasileiros. A partir da observação e interação com a realidade local, criar um dispositivo sobre rodas que funcione como um agente sócio-ambiental. Andarilos tem a intenção de contribuir para a restauração das relações entre pessoas e lugares, para a valorização da cultura local, para o reconhecimento da inteligência popular e para o estabelecimento de relações afetivas com o território. Funciona também como plataforma de encontro e divulgação de atividades na e para a rua. O Andarilo X será construído e batizado durante a residência contando com o ponto de cultura como parceiro no processo de investigação e lançamento do dispositivo. Após a residência, Andarilo X ficará para Ponto de Cultura e/ou Terra Una, podendo ser utilizado posteriormente em outras interações com a comunidade local. Andarilo X estará preparado para receber alguns equipamentos auxiliares como: bateria, placa solar, equipamento de som e projetor, estes não necessariamente permanecerão com ele após a residência por falta de orçamento disponível, levarei estes equipamentos.

Interação com o Ponto de Cultura

1)Oficina de investigação e mapeamento dos dispositivos de economia informal existentes na cidade. Serão realizados percursos de reconhecimento destes dispositivos, suas funções e seus “guardiões”, bem como de sua localização na cidade. Construiremos um mapa destes percursos no Ponto de Cultura, e a partir desta pesquisa será construído o Andarilo X (a ser batizado contextualmente) e sua estratégia de inserção na comunidade.
2) Etapa de construção do Andarilo X envolve mão de obra e técnicas específicas, será escolhido um “invertor local” participante da oficina ou mapeado nos percursos para ajudar a construí-lo.
3) Andarilando: lançamento e festim. Lançamento Público do Andarilo X na cidade. Pronto, ele funcionará como plataforma de divulgação e encontro e a proposta é que promovamos um festim, mini mostra que poderá reunir e divulgar os outros projetos que estejam ocorrendo em Terra Una, como celebração final da residência e devolutiva para a comunidade local. Esta celebração terá o ponto de cultura com base operacional, podendo ocorrer no próprio ou partindo dele para o espaço público.


Mais informações em www.andarilo.blogspot.com

Sobre o artista

Formada em Artes, vive em SP. Pratica Arte Ambiental, Relacional e Contextual comprometida com o território, contextos e habitantes. Trabalha na composição de intervenções urbanas, inserções em comunidades e trabalhos coletivos. Sob um olhar poético envolvido com sustentabilidade e interdependência. 2010, integrou exposição “Ecológica” no MAM SP, com o projeto Arca Sideral. 2008 participou exposição FUNARTE SP. Artista convidada projeto Planeta Sustentável no Ibirapuera e Artista residente no Festival de Arte Serrinha, Bragança. Integrou a Caravana de Cultura da UNE, que percorreu os 27 estados brasileiros. Residente em Terra Una. Participou de diversos Festivais de Intervenção Urbana entre eles: SEU, POA 2010. Fora do Eixo, DF 2008 e Salões de Maio, BA 2004 e 2005. Dedica-se ao desenho de redes e encontros que tem o espaço público como foco de ação. Participa de 4 grupos: Os Sustentáveis, Arte Educação Ambiental. EIA, Experiência Imersiva Ambiental, promove festivais de intervenção urbana em SP. PIA, Programa de Interferência Ambiental. COLA, ColigAcción Latino Americana, coligação de forças envolvidas com arte pública e mobilização social na América Latina.

Comentários

1. Yasmim Flores
02/02/2011 19:56
Salve Flor! Espero trocar experiencias por lá também.!
2. Aline Midori
28/01/2011 21:49
Uau, Floriana! E pode valer para a galera PNEspecial, que precisa de rodas ou um suporte e tem utilidades a transportar?
Parabéns pela empreitada, que role bastante em Liberdade!
abraço
Midori
3. Juliana Gontijo
26/01/2011 11:04
gostei muito.
4. Filipe Fernandes da Costa Vaz
24/01/2011 19:18
Ótimo trabalho....gostei basntande do trabalho no PIA..Corpos d'água....
Espero ter momentos de convivência massiva no TerraUna...

PARABENS Flor!
5. Tiago Folador Galter
23/01/2011 00:11
qUE tudo caminhe bem para a divulgação do melhor...
6. Cindy Quaglio
21/01/2011 19:02
E aí Flor,
gostei de conhecer um pouco da sua pesquisa,
7. Luís Felipe Branco Volpe
20/01/2011 01:09
Eaí Flor...Aqui é o Lipe amigo do Dado.
Curti bastante seu projeto.
Parabéns !
Vamo q Vamo !
8. Amanda Freitas
19/01/2011 22:12
Olá, Floriana!

Saudações...Vejo que suas andanças só fizeram amadurecer tuas atuações artísticas. Está residente em Terra Una? Que bacana!
Um abraço.

Boa sorte!
Luz.
9. Douglas Pego
18/01/2011 12:49
quero mesmo que ele aconteça. Espero que toos queiram.

Parabens.
Pego
10. Rosa Yazigi
17/01/2011 23:49
Andar, conhecer e agir...
Interessante proposta!
Um forte abraço!
11. Fernanda Zerbini
17/01/2011 20:14
Admiro suas ações
vontade da convivência
Um abraço
12. Flávia Paiva
15/01/2011 13:06
nem preciso falar que seu trabalho sem muita relação com o trabalho do Jabiraka e também achei ligação com o trabalho do filipe fernandes...

esses temas me chamam a atenção e o modo que vc´s encontraram para falar de assuntos ecologicos e sustentabilidade.

gostaria que as minhas coletas de mechas de cabelo reunissem artistas como vc´s!

Flávia
13. Khalil Charif
15/01/2011 01:22
Maravilhoso!!!
Impossível resistir a tamanho fascínio de proposição conjugada com um genuíno envolvimento no fazer artístico, no coletivo, no engajamento sócio-cultural e político... Floriana!!! Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!

Visitei seu blog, e tive ainda mais certeza disso:
Que projeto Grandioso! Generoso! E sem frescura...

Tá tudo ali, o projeto todo amarradinho, pensado, e ao mesmo tempo interessado no por vir, livre solto leve e o que é mais interessante: já vem acontecendo!!! De certo modo já está circulando, pedindo pra fazer essa travessia por Terra UNA...

O carrinho "Andarilo X" é genial, sua constituição é fantástica, sua possibilidade de interação das mais felizes e incrivelmente poéticas!

Enfim: das surpresas que nos fazem repensar e reavaliar os meus conceitos na votação, até aqui. Olha o problema que vc me criou Floriana!!! Desestruturou a coisa toda! rsrs

Ai, ai... feliz eu aqui.

Belíssimo!!!!!!!!!!!!!!!!
Torcida e encantamento...
Volto...


14. JABIRACA BIKE- PA
10/01/2011 16:34
Floriana,

que legal a sacada! sou pirado com estruturas móveis. trabalho faz algum tempo também na confecção de bikes e outras galiqueiras. acho que nosso trampo tem muito haver.
desenvolvo pesquisas com praticas autonomas de deslocamentom urbano a partir de mecanismos criados em oficinas de fundo que quintal (tenho a minha tbem)
podemos pensar nos materiais e ferramentes...

vamos pensando juntos as propostas, pra ver como podemos balançar a terra una e levar pra fora de lá tudo que é produzido.

abraços
15. Gilio Mialichi
09/01/2011 16:49
Oi Floriana

Quanta proposta inscrita de qualidade...cada um com sua poética, objetivo e conhecimento adquirido durante a vida...

Aqui todos temos muito a oferecer e aprender também...e é por isso que estamos juntos nessa.

Aproveito para convidar aos que ainda não visitaram e apreciaram os projetos para fazê-lo. Vale muito a pena...pessoas novas, conhecidos, dúvidas, poéticas semelhantes,surpresas, emoções....diversidade!!!

Minha proposta inscrita é "Homocrisálida"... passem por lá e registrem suas impressões.

Também tenho um blog com imagens de outros trabalhos que contam um pouco da minha história artística. Se puderem visitem:

gilioarte.blogspot.com

Escrevam.......... gmialichi@hotmail.com

Até

Gilio Mialichi
16. Gilio Mialichi Neto de Oliveira
04/01/2011 20:55
Oi Floriana, boa note

Seu projeto é uma máquina de registros locais e de divulgação pra todos. Vejo como uma engenhoca ambulande de informar e de receber também. Sua proposta é muito abrangente...é ativa e não tem como passar desapercebida.

Parabéns e muito boa sorte

Gilio Mialichi
17. Aline Cristina da Silva
02/01/2011 19:45
Gosto do projeto porque trata de relações humanas e tem haver um pouco com minha pesquisa que e' o reconhceimnto do territorio que posso chamar de "foraa-humano" e "dentro-humano" ;)

Cidade como foco de conscientização e arte... ADORO!!!

Um forte abraço e muito sucesso na pesquisa!!!