RESIDÊNCIA ARTÍSTICA Terra UNA

Interações Florestais 2011

Expedições Cartográficas



De: Danilo Pêra Pereira

Ação, SP

A Proposta

Tenho como proposta para a residência artística - Interações Florestais 2011 - a realização de um trabalho composto por expedições cartográficas. Pretendo em Terra Una realizar uma série de expedições com a utilização de mapas do local, coletando diferentes materiais da natureza pelo trajeto, como por exemplo, folhas, flores, galhos,insetos e possíveis elementos encontrados no ambiente, vale ressaltar que não irei
danificar o local, mas sim apropriar-me de elementos da natureza que já estejam no processo de deterioração. Além dessa apropriação, realizarei captação de imagens no
formato de vídeo, foto e sons dos locais percorridos. Os roteiros e as expedições serão realizados junto ao público do Ponto de cultura e Sustentabilidade, tendo a vivência
um papel fundamental para o processo artístico. Com os materiais coletados faremos uma catalogação desses materiais utilizando critérios formulados pelo grupo, podendo ser, cor, cheiro, dimensão, peso... O resultado será uma instalação nas dependências do Galpão do Ponto de Cultura ou outro espaço sugerido pela comissão. Pretendo com esse projeto promover um trabalho coletivo, sugerindo-o como ato artístico.

Interação com o Ponto de Cultura

Conforme explicitado no projeto, a vivência com o público do Ponto de Cultura será fundamental para a realização das “Expedições Cartográficas”. Pretendo formar um grupo e desenvolver todas as etapas do projeto coletivamente, são elas: cronograma das atividades; leitura de mapas; definição dos roteiros; expedições coletivas; coleta dos materiais; registro no formato de foto e vídeo; catalogação e organização dos materiais;alimentação de dados na web.
Nas reuniões com o grupo utilizarei como material de apoio, textos, vídeos e imagens, auxiliando nas discussões levantadas.
Enfim o projeto aqui apresentado terá como base o trabalho colaborativo, formado por experimentações e resultando em uma instalação. A instalação será formada pela catalagoção dos materiais, vídeos, fotos, mapas e sons coletados nas expedições.

Mais informações em www.flickr.com/photos/danilopera
Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=XsMJsdFj42Y

vídeo registro do projeto morada realizado (2010)

Sobre o artista

Danilo Pêra Pereira, 26 anos, brasileiro, é estudante do curso Artes Visuais da Universidade Belas Artes - SP. Atualmente trabalha como arte educador no Museu da Imagem e do Som - SP, desenvolvendo atividades sócio educativas em diferentes exposições de arte contemporânea.
Desenvolve projetos cenográficos e possui pesquisa artística em diferentes linguagens, tendo muitas das vezes o espaço urbano como tema. Já participou de mostras coletivas como: 1° Exposição de Selecionados - 2008 (Galeria 13 - SP); Em Processo - 2009 (SESC Sto. Amaro); Mostra Olheiro da Arte - 2010 (CCJE - RJ); Suportar a Cidade - 2010 (Ateliê OÇO - SP); Dança em Foco, Festival Internacional de vídeo dança - 2010 (SESC - SP e RJ).

Comentários

1. Tiago Folador Galter
13/02/2011 21:25
O meu mano fico agradecido mesmo pelo seu voto, que o sucesso esteja em nossos caminhos...
2. Marcela Antunes
31/01/2011 19:07
E vamos que vamos andar e andar, coletar e mapear!

parabens pelo projeto!!!
3. Mariana de Matos
29/01/2011 20:57
me interessei muito pela sua proposta.
creio que exista entre a minha e a sua,
a possibilidade de cruzamentos e desdobramentos muito interessantes.
adoraria ter sua participação em minha proposição.

abç

m.m
4. Aline Midori
28/01/2011 23:33
Ei Danilo, se te parecer um acréscimo, uma entrevistadora, gravadorzinho na mão, quem sabe a coletar comentários, vontades e reflexões dos participantes... me disponho!
Especial seu trabalho!
Abraço fraterno
Midori
5. Amanda Freitas
18/01/2011 21:56
Expedições...me veio à mente aquelas "vivências com a natureza" propostas pelo Joseph Cornell que são ótimas para lidar com a sensibilização de crianças (e adultos) em caminhadas ecológicas. Simples, mas eficientes. Acho essencial despertar o interesse e os sentidos sutis para uma imersão mais sincera e total.
Gostei da proposta.

Boa sorte!

Luz.
6. Douglas Pego
17/01/2011 15:57
danilo, muito muito bom. quero te ver fazer isso. foda. lindo isso, curti pra caramba.
abraço. Pego
7. Douglas Pego
17/01/2011 15:55
danilo, muito muito bom. quero te ver fazer isso. foda. lindo isso, curti pra caramba.
abraço. Pego
8. Thais de Almeida Prado
10/01/2011 15:30
Muito legais as expedições. Eu gostaria de estar na expedição.
Fico pensando em Beuys... e nas árvores... e depois penso em São Paulo e nas não-árvores.

Gostaria de ter visto ao vivo o projeto moradas.. quam sabe passo por um daqueles pontos.

9. Flávia Paiva
09/01/2011 14:24
muito organizado em relação a catalogar os objetos e afins, tbém acho que a sua proposta poderá ter diálogos com a proposta do Khalill.

e vamos as colheitas!

tbém gostei muito do seu trabalho 'Morada que está no flick' tenho a impressão de ja ter esbarrado nele pelas ruas de sp
10. Gilio Mialichi
08/01/2011 18:47
Oi Danilo

Quanta proposta inscrita de qualidade...cada um com sua poética, objetivo e conhecimento adquirido durante a vida...

Aqui todos temos muito a oferecer e aprender também...e é por isso que estamos juntos nessa.

Aproveito para convidar aos que ainda não visitaram e apreciaram os projetos para fazê-lo. Vale muito a pena...pessoas novas, conhecidos, dúvidas, poéticas semelhantes,surpresas, emoções....diversidade!!!

Minha proposta inscrita é "Homocrisálida"... passem por lá e registrem suas impressões.

Também tenho um blog com imagens de outros trabalhos que contam um pouco da minha história artística. Se puderem visitem:

gilioarte.blogspot.com

Escrevam.......... gmialichi@hotmail.com

Até

Gilio Mialichi
11. Tiago Folador Galter
05/01/2011 23:04
Toda essa coleta criárá um imaginário muito bacana de suas expedicões, sucesso...
12. Milena Edelstein
05/01/2011 10:05
hey danilo
muito boa a proposta!
13. Khalil Charif
04/01/2011 15:53
Dei uma olhada no seu trabalho de intervenções urbanas no link; você cria imagens de grande potência poética ali com aquelas pinturas nos passeios e muros. Fazem pensar, gostei muito!

Aqui no seu projeto, achei curiosa a coincidência de nomes: nós dois termos imaginado/denominado "expedições" para o Interações 2011. Com enfoques bem diferentes, cada um dá conta de aspectos que podem muito bem se entrelaçar...

abs





14. Gilio Mialichi Neto de Oliveira
02/01/2011 23:19
Oi Danilo,

Gostei muito da sua propsta, já que ela promove a coletividade e as saídas a campo. Cada participante poderá escolher o que quiser e no final tudo é reunido...deve ficar fantástica essa composição orgânica! Minha proposta também é colaborativa...quem sabe nos ajudamos lá em terra una...!!!

Até logo e boa sorte mesmo

Gilio Mialichi