RESIDÊNCIA ARTÍSTICA Terra UNA

Interações Florestais 2011

PARE OLHE ESCUTE



De: Tiago Folador Galter

2d e 3d, ES

A Proposta

Nas andanças por trilhas na mata certa vez me deparei com a seguinte frase ''Deixe apenas pegadas.Leve apenas lembraças'' percebi ali uma profunda mensagem que resolve algumas relações do homem quando incerido no local de preservação ambiental.Quero vivenciar em Terra Una com a seguinte frase: ''PARE OLHE ESCUTE'' , palavras bem conhecidas por aqueles que costumam atravessar linhas férrias por ai, porém a linha que venho propor a atravessar é a linha entre nós e a natureza, que pelo fato de cada vez mais convivermor muito no meio urbano percebo um certo bloqueio para receber informaçãoes emanadas pela natureza.Com o ambiente favorável de Terra Una e a as ações dos artistas quero a cada dia de residência encontrar um lugar para deixar tais palavras, que seram escritas com o que tiver ali no local como, galhos, folhas, pedras,terras, e que assim interaja com quem ali passar...

Interação com o Ponto de Cultura

Acho muito interesante a oportunidade de encontrar várias culturas reunidas, por isso quero propor um oficina de máscaras de congo, como chamamos aqui, na verdade são máscaras usadas pelos personagens folcloricos chamados Joãos Bananeiras, que participam do Carnaval de Congo, sendo o congo um ritmo tradicinal do Espirito Santo, por isso quero compartilhar a produção dessas máscaras que são feitas de um molde de barro coberto com papel e cola, depois pintadas. Compartilhar também histórias sobre o personagem e propor um encerramento da oficina ao som de Madalena , Madalena você é meu bem querer...em ritmo de Congo é claro.

Mais informações em orkut - poesiasdeumbá

Sobre o artista

Cursando Artes Plasticas pela UFES
Oficina de teatro – FaFi - 2001 e 2002 - Vitória(ES)
Oficina de produção artesanal de tintas-2008-Circuito Cultural de Vitória(ES)
Orientador de sonoplastia para Animação produzida por crianças -2009– ANIMAES - projeto aprovado pela lei Chico Prego – Serra(ES)
Integrante do grupo de execução da intervenção urbana Caminho das Águas de Piatan Lube –2009- 8° Salão Bienal do Mar de Vitória(ES)
Monitoria da exposição Caminho das Águas de Piatan Lube -2010- Edital Arte e Patrimônio - Vitória(ES)
Parcipação musical na performance Motion de Soraia Nunes -2010- FaFi e XIV ENEARTE - Ouro Preto(MG)
Músico percussionista experimental compositor e confeccionador de instrumentos artesanais do grupo Poesias de Umbá(ES)

Comentários

1. Vanessa Moutinho Lima
02/02/2011 15:09
Tiago, que paremos, olhemos, escutemos, escrevamos e compartilhemos os segredos de Terra Una juntos. Que possamos assim contribuir para a descoberta de segredos da floresta, construindo máscaras de beleza conscientemente diante do espelho da natureza, enquanto desconstruimos aquelas que não conseguimos perceber...
2. Tiago Folador Galter
02/02/2011 12:47
MUITO OBRIGADO A TODOS PELA ATENÇÃO...

É desse jeito que saimos vitóriosos...

Poder propor, trocar e aprender...

Sucesso a todos nessa caminhada...

Viva a arte e quem faz acontecer...
3. Daniel Seda
28/01/2011 08:46
Oi Tiago,
gostei da idéia de criar uma sinalização efêmera com os materiais disponíveis, produzir um registro anti-arqueológico, a fruição ao invés da permanência,
contra essa imensa arrogância humana em querer se sobrepôr à natureza!

abração, boa sorte
:)
4. Juliana Gontijo
27/01/2011 11:30
pare, olhe, escute. Muito bom, por simbolicamente pertencerem a linhas férreas, essas palavras nos levam a uma sensação de por vir, de expectativa de algum fato súbito, que no entanto é "somente" a possibilidade de se surpreender sentido algo que não havia percebido antes, por falta de tempo, paciência ou atenção...
gostei da sua proposta, grande abraço.
5. Deborah Cimini
26/01/2011 00:11
uai tiago, adorei saber que temos outros algos em comum...risos... também comecei no Shivam Yoga, só que em Ouro Preto... aliás ultimamente tenho encontrado muitos dissidentes dessa linha por essa vida, que coisa não?! Tenho muita gratidão por essa egrégora e pelo Arnaldo...firmes na senda!
Shanti!!
Hari Om Tat Sat!!!
6. Deborah Cimini
24/01/2011 11:15
oi tiago, muito lindo...e assim passar a ter olhos para ver e ouvidos para ouvir...buscando a essência, a natureza de todas as coisas...um exercício para a vida inteira!
7. Flávia Paiva
22/01/2011 09:53
de fato, compartilhamos da idéia de estarmo em relação com o outro, é nessa vivencia que iremos encontrar grandes riquezas e criaremos muitas ações juntos!

borandá.

se quizer e tiver me add no face
http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=1157868973
8. Flávia Paiva
22/01/2011 09:45
É isso aí! criar relações com as pessoas do terra una!
já está sendo a partir daqui!

9. Marcela Antunes
17/01/2011 19:30


Fala Tiago,
Nossa o trampolim foi de mais, qta gente boa, performances maravilhosas! Gostei muito, momentos realmente especiais!
Espero que se repitam e que nos encontremos...
para parar*olhar*escutar!

Me toca muito a frase: deixe pegadas e leve lembranças* Normalmente elas estão em locais especiais, abençoados né?!

bjks e teh mais
10. Douglas Pego
17/01/2011 16:55
opa tiago,
ja to de volta a BH. Pena que nao tivemos muita chance de trocarmos mais ideias sobre os projetos. Mas podemos fazer por aqui né?! Curti bastante sua proposta. quero te perguntar: Vc escreveria estas palavras de alguma forma que dure bastante tempo ou seriam efemeras?

As mensagens seriam escritas em locais que vc se identificasse, e quisesse pedir as pessoas que parem, olhem e escutem? Seria assim lugares descohecidos a muitos, que so tomariam conhecimento quando passando por la reparassem a mensagem escrita de folhas, pedras ous madeiras. é isso mesmo?

vamo trocando aqui.
Pego.

11. JABIRACA BIKE- PA
13/01/2011 22:06
Podes crêrr!!
12. Mariana Soares
13/01/2011 21:03
Musica e mascaras, uma composição interessante. Adoro propostas que trabalham a sonoridade.

Grande abraço e boa sorte!
13. Gilio Mialichi
10/01/2011 20:49
Oi Tiago

Quanta proposta inscrita de qualidade...cada um com sua poética, objetivo e conhecimento adquirido durante a vida...

Aqui todos temos muito a oferecer e aprender também...e é por isso que estamos juntos nessa.

Aproveito para convidar aos que ainda não visitaram e apreciaram os projetos para fazê-lo. Vale muito a pena...pessoas novas, conhecidos, dúvidas, poéticas semelhantes,surpresas, emoções....diversidade!!!

Minha proposta inscrita é "Homocrisálida"... passem por lá e registrem suas impressões.

Também tenho um blog com imagens de outros trabalhos que contam um pouco da minha história artística. Se puderem visitem:

gilioarte.blogspot.com

Escrevam.......... gmialichi@hotmail.com

Até

Gilio Mialichi
14. soraia nunes
10/01/2011 18:01
oi thiago estou lendo a sua proposta agora, estou na penha plantando girassóis e conectando com a terra, achei bem interessante pare olhe escute, boto fé.
boa sorte
abraço
15. JABIRACA BIKE- PA
10/01/2011 15:31
OLá Tiago!

gosto da proposta de criação das máscaras valorizando o arcabouço cultoral dos participantes. trabalhei um tempo com máscaras tabém quando fazia intervenções de rua nessa linha. aqui no norte temos várias manifestações folclóricas que se utilizam de estruturas feitas em papel para intervenções pela cidade, como o Arrastão dos bois de são caetano de odivelas com os mascarados e os cabeçudos.

estou com uma proposta pro terra una tbem, JABIRACABIKE, e acho seria interessante compartilhar da experiencia juntos. pretendo construir uma bike "alegórica" utilizando materiais alternativos para compor a estrutura visual da mesma. tenho habilidades com as matérias em geral e trocar experiencias em sua oficina será um prazer pois acredito que seja possível mesclar as proposta com uma atividade de intervenção de rua saca.
vamos conversando...

16. Marina Fraga
10/01/2011 14:34
Obrigada Tiago,

é muito bonito querer cruzar esta imaginária linha entre a natureza e o humano. palavras no limo, um instante de atenção.
sorte com o projeto
beijos
17. rodrigo d'almeida
07/01/2011 18:40
Obrigado caro Tiago, Será um prazer ter a sua colaboração na minha proposta.

As máscaras ritualísticas são usadas pelo homem desde tempos remotos e já exerceram sua magia
em todos os cantos do planeta.

A proposta de ação em Terra Una visa criar os mascarados adaptados ecologicamente e culturalmente a região, utilizando os recursos secos de coleta do ambiente da ecovila.
Portanto, como serão e o que irão performar será uma troca com o ambiente de Terra Una. É um grande e estimulante desafio e colaborações sempre serão benvindas.

PARE OLHE ESCUTE será uma proposta sempre presente no espaço da ecovila. Palavras ecoam
pelas trilhas,nas araucárias, pelas pontes sobre os riachos, já posso vê-las. Pedras,troncos,areia,terra,folhas... e tantos outros materiais que a natureza produz em seu processo de transformação. Parabéns

Um forte abraço
18. Khalil Charif
06/01/2011 11:20
Palavras de ordem, à vida... já causam um impacto.
Aqui quase que nos obriga a tudo aquilo à que se propõe: parar, olhar e escutar!

Achei muito singelo seu trabalho, daquelas coisas que poderiam passar desapercebidas num olhar apressado, mas que vc, o artista, atento às coisas do mundo, vem e traz esse vento, esse tempo, esse perceber o viver, o vivendo, o ser, o "sendo", o estar...

Pensaria que talvez devesse usar também outras, outras poesias visuais, pois que se esta única estiver em toda parte vai deixar de ter essa potência, podendo se esgotar talvez.

Bela proposta, que tem tudo para dentro da convivência ali de Terra UNA, crescer e assumir o potencial todo que já lhe é latente...

Parabéns Tiago!
19. Gilio Mialichi Neto de Oliveira
05/01/2011 23:10
Fala Tiago...

Fiquei muito feliz que notou e gostou do meu projeto...valeu mesmo!

O "Pare Olhe Escute" toma como ponto de partida os registros dos amantes e poetas que querem deixar um pouco de sua história ao mundo.

Quando gravamos algo em uma árvore ou rocha, etc em meio a natureza queremos mostrar, falar, gritar e ao mesmo tempo esconder do mundo racional um desabafo ou até mesmo um segredo...Acho sua poética muito sensível. Ela chama o foco para o espaço transformando-o em caderno/literatura.

Parabéns e boa sorte

Gilio Mialichi
20. Giovanni Ferreira de Souza
05/01/2011 19:22
vi o link Tiago, bacana o trabalho!
até
21. Leandro César
04/01/2011 01:25
Há uma grande sabedoria no silêncio.
22. soraia nunes
03/01/2011 16:57
pare olhe escute...grande e simples sabedoria
abraço

luz
23. Giovanni Ferreira de Souza
02/01/2011 00:37
Grande proposta Tiago, zonas de contato entre lugares e pessoas, são como espaços de troca e de aprendizado.

Sucesso no projeto
24. Rosa Yazigi
01/01/2011 11:10
Que o universo regue paz e prosperidade em 2011 dentro de cada "SOL" que brilha ou que ainda há de iluminar. Pare; Sinta; Viva!
Um forte abraço!