RESIDÊNCIA ARTÍSTICA Terra UNA

Interações Florestais 2011

Deriva Florestal



De: Gabriel Brito Nunes

Ação, SP

A Proposta

Proponho uma interação na área florestal da Ecovila Terra UNA composta de uma ação performática baseada nas mídias do corpo e de projeção de vídeo. Numa primeira etapa do período de residência, serão realizadas derivas, caminhadas “aleatórias”, inspiradas na Teoria da Deriva de Guy Débord, nas áreas urbanas vizinhas à Ecovila, que culminarão na produção de um vídeo de estudo psicogeográfico dos percursos nessas áreas. Numa segunda etapa, as caminhadas serão realizadas na região florestal da Ecovila, onde será escolhido um local em que se apresentará a ação performática com a projeção do vídeo. É das caminhadas em ambos espaços, urbano e rural, que provirá uma fisicalidade específica para a intervenção numa interação entre o corpo do performer, o vídeo e o espaço florestal. Deriva Florestal problematiza as definições de espaços urbano e rural e como se estabelecem suas diferenças, além de procurar uma nova definição da estética da paisagem, a maneira como enquadramos e como vemos a natureza.

Interação com o Ponto de Cultura

A seguinte proposta de oficina está intimamente relacionada a da intervenção Deriva Florestal. Seria interessante apresentar o resultado dos participantes dessa oficina e a intervenção Deriva Florestal num só evento.
Duração: 4 encontros de 3 horas cada.
Local: área urbana adjacente à Ecovila para o 1° encontro e área florestal da Ecovila para os outros três.
Descrição de cada encontro:
1.Breve introdução dos conceitos de deriva como proposta da oficina; deriva coletiva em áreas urbanas nas adjacências da Ecovila; construção de mapas individuais do percurso traçado; captura das imagens em câmera de vídeo.
2.Apresentação da proposta de uma fisicalidade inspirada na natureza e no enquadramento da paisagem; preparo corporal; derivas coletiva e individuais na área florestal da Ecovila; escolhas individuais dos locais para cada intervenção; breves apresentações individuais de cada aluno para as propostas de intervenção.
3.Experimentos individuais de intervenção florestal numa interação entre a proposta de fisicalidade e a projeção de vídeo.
4.Apresentação final do resultado da oficina para a comunidade.

Sobre o artista

Formado em Dança com especialização em Coreografia pela School for New Dance Development (SNDD) / de Theaterschool / Amsterdamse School voor de Kunsten, atualmente desenvolve projeto de pesquisa de mestrado na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo sob orientacão de Ana Maria Tavares. Estudou dança, coreografia e outras práticas corporais em Nova Iorque, Bruxelas, Amsterdã, Viena e França com Maria La Ribot, Susan Rethorst, Rose Akras, Benoit Lachambre, Susan Klein, Barbara Mahler, David Zambrano, Chrisa Parkinson, Mark Lorimer, Janet Panetta, Hooman Sharifi, Katie Duck, dentre outros e trabalhou como intérprete sob a direção de Felix Ruckert. Sua criação artística propõe novas maneiras de se experienciar o corpo e de se refletir sobre o corpo em intersecções de diferentes mídias, trespassando fronteiras entre performance, artes visuais, dança e teatro. Seus trabalhos foram apresentados numa variedade de espaços e teatros em países como Alemanha, Holanda e Espanha.

Comentários

1. Tiago Folador Galter
13/02/2011 21:00
Meu mano valeu pelo voto, que o sucesso esteja sempre com a gente...
2. Gabriel Brito Nunes
01/02/2011 11:50
Obrigado pelos comentários, pessoal. Seria ótimo entrar em contato com vocês. Vou trabalhar nisso.

Realmente, está sendo ótimo conhecer os projetos e as produções artísticas aqui detalhadas. É uma forma maravilhosa de se conhecer o que acontece país afora. E uma chance e tanto de futuras colaborações.

Um abraço.

3. Douglas Pego
24/01/2011 11:40
oi Gabriel,

parebens pelo seu trabalho. Gostei muito dos seus vídeos. Tem uma poesia, uma seriedade e um ironia que gosto bastante. E sao simples, muito simples na acão.

parabens.

4. Natalia Godinho Coutinho
21/01/2011 10:21
Votado.
5. Flávia Paiva
17/01/2011 09:43
uauuuu! você tem um grande curriculo, tenho vontade de saber muito mais sobre como é articulado isso no seu corpo!
também sou da performance, a dança é um grande material que uso como investigação numa relação de muitoooos conflitos e questões que me instiga a estar!

se quizer me add no face
www.facebook.com/profile.php?id=1157868973

estou com o seu link, vou olhando de pouco em pouco, tem bastante material! rsrsrs
Parabéns por sua trajetória.
6. Khalil Charif
15/01/2011 18:35
Estou impressionado com o quanto tem pra se aprofundar aqui no seu blog. A gente sempre acaba tendo um tom reducionista quando comenta...rsrs
Parabéns por tantos trabalhos bonitos no percurso!!!
Tá linda a proposta!!!
7. Khalil Charif
15/01/2011 16:42
Gabriel!!!

Que idéia poética essa de "à deriva"...
Fica-se com vontade de fazer essas caminhadas e conhecer mais da Teoria da Deriva de Guy Débord - que vc cita ali. Vou investigar isso, parece dos mais interessantes...

Quando li lá no seu blog o "“Dê-me portanto um corpo”: esta é a fórmula da reversão filosófica". Deu pra ter uma uma idéia ainda mais ampla desse seu trânsito entre linguagens, que vc faz com muita propriedade, sem dúvida!

Esse vídeo aqui é um belo espetáculo. Ainda que eu aproxime ele mais do campo da dança, ele traz questões que passeiam pelo contemporâneo...

Tomara que se realize!!!
Adoro as propostas que trazem a performance e torço muito por elas...
Parabéns!!!


8. Gilio Mialichi
10/01/2011 20:44
Oi Gabriel

Quanta proposta inscrita de qualidade...cada um com sua poética, objetivo e conhecimento adquirido durante a vida...

Aqui todos temos muito a oferecer e aprender também...e é por isso que estamos juntos nessa.

Aproveito para convidar aos que ainda não visitaram e apreciaram os projetos para fazê-lo. Vale muito a pena...pessoas novas, conhecidos, dúvidas, poéticas semelhantes,surpresas, emoções....diversidade!!!

Minha proposta inscrita é "Homocrisálida"... passem por lá e registrem suas impressões.

Também tenho um blog com imagens de outros trabalhos que contam um pouco da minha história artística. Se puderem visitem:

gilioarte.blogspot.com

Escrevam.......... gmialichi@hotmail.com

Até

Gilio Mialichi
9. Tiago Folador Galter
07/01/2011 19:45
A troca de vivências diferentes com projeção performática eu acho muito bom, propus na edição do VER algo parecido porém com fotografias que iria tirando desda saida de casa até Terra Una, Sucesso nas caminhadas...
10. Gilio Mialichi Neto de Oliveira
03/01/2011 23:58
Oi Gabriel

Gostei da proposta...trazer o urbano pro campo e a natureza rural pra cidade será conflitante e promoverá resultados interessantes.

Boa sorte

Gilio Mialichi
11. Giovanni Ferreira de Souza
02/01/2011 01:01
Bacana o projeto, a aproximação entre ambientes distintos e a construção de um repertório estético a partir desse estudo; com certeza uma grande experiência será possível.

Parabéns Gabriel