Programa de Residência Artística Terra UNA

O Programa de Residência Artística da Ecovila Terra UNA acontece desde 2007 na Serra da Mantiqueira em ambiente rural, cercado por matas, campos, rios e cachoeiras. Recebemos artistas durante todo o ano disponibilizando quartos e ateliês junto à floresta. As residências variam em formato e duração com destaque para o Prêmio Interações Florestais que oferece bolsas para que os artistas realizem seus trabalhos.


PRÊMIO INTERAÇÕES FLORESTAIS 2010

Nesta edição além dos espaços da Ecovila os artistas irão interagir com o Ponto de Cultura e Sustentabilidade em Liberdade MG.

Esta iniciativa faz parte do Prêmio Interações Estéticas 2010 Funarte/MINC.


DES-MAPAS

Residência Artística DES-MAPAS, Projeto de Michel Groisman, Nadam Guerra, Gabriela Duvivier e Jaya Pravaz com o apoio de Terra UNA. Em DES-MAPAS os artistas pesquisam experiências de estranhamento plástico, imagético, sensorial e motor do corpo. Tendo o estranhamento como modo de desnudar o corpo de imagens pré-concebidas e mapas pré-determinados, despertando-o do estado de torpor do cotidiano.

Financiado por edital da Sec. de de Cultura Estado do Rio de Janeiro.


PONTO FLORESTAL - arte, vídeo e ecologia

Integrando o Programa Interações Florestais, trata-se de um curso em Arte, Tecnologias e Ecologia. Foi constituído de 9 oficinas com profissionais renomados de diferentes regiões do Brasil, 8 mostras de vídeos com temas relacionados e um estágio na Ecovila Terra UNA em Liberdade/MG. O projeto é realizado na cidade de Cataguases/MG, com os recursos do Ministério da Cultura pelo Prêmio Interações Estéticas - Residências Artísticas em Pontos de Cultura em parceria com o Ponto de Cultura Fábrica do Futuro, o Instituto Cidade de Cataguases, o Instituto Francisca de Souza Peixoto e Estação Ecológica de Água Limpa.


PRÊMIO iNTERAÇÕES FLORESTAIS 2008- RESIDÊNCIA ARTÍSTICA TERRA UNA

Bolsas de pesquisa em Arte e Vida Comunitária, para que artistas e pesquisadores de diferentes procedências possam conviver na ecovila Terra UNA desenvolvendo seus projetos. Fomentou 15 bolsas-pesquisa distribuídas nacionalmente por uma metodologia auto-seletivae autogestionária.

Financiado pelo edital Conexões Artes Visuais FUNARTE/MINC/Petrobras.


RESIDÊNCIA ARTÍSTICA TERRA UNA 2007 - Projeto Piloto

Os artistas Nadam Guerra e Jaya Pravaz que instalaram ateliê na ecovila realizaram um projeto piloto de residência artística em Terra UNA em fevereiro de 2007 com artistas convidados.