Una Pele Coletiva
De: Mariana Bezerra Monteiro
O Projeto
O projeto contempla oficinas e pinturas coletivas em fachadas e janelas¹, inspiradas no trabalho do austríaco Hundertwasser, pintor conhecido como “rei das cinco peles”, que são: a epiderme, o vestuário, a casa, a identidade/meio social e a Terra. A base do projeto é o trabalho conjunto entre a artista e os integrantes do Ponto de Cultura e Sustentabilidade. A proposta é de 24h de vivências, divididas em 6h semanais (ou a combinar), aproveitando todo o mês da estadia. O objetivo é que as obras sejam feitas pela artista com os participantes, em atuação coletiva, com até quatro³ pessoas por vez. Os locais a serem pintados devem ser escolhidos em conjunto, com um mínimo de quatro e o máximo a ser definido pelo grupo de acordo com o fator tamanho vs tempo. Pelo menos duas das obras devem ser realizadas em locais de uso coletivo.
1. As pinturas podem ser removidas com o tempo.
2. Caso seja de interesse do grupo, há disponibilidade da artista para fazer oficinas extras.
3. Número sugerido, passível de mudança.
Interação com o Ponto de Cultura
A primeira oficina engloba todos os integrantes do Ponto de Cultura e Sustentabilidade e trará reflexões sobre a arte e a filosofia do austríaco Hundertwasser. Daremos ênfase ao que ele chamou de 3ª pele – a casa – pela relação direta com as obras na Ecovila. O pintor, também cognominado de “médico da arquitetura”, dirigiu-se aos criativos dizendo: “tens o direito de enfeitar a teu gosto a tua janela ou fachada exterior”. As demais oficinas trarão o exercício de técnicas de respiração para estímulo da criatividade dos participantes, soltura do traço, bem como o estudo¹ prático de cores, formas, estampas e a fusão destes itens em um trabalho coletivo. O objetivo é mostrar que todos nós somos capazes de pintar e que na arte não há erro. Dependendo do número de pessoas do Ponto de Cultura e Sustentabilidade interessadas em participar, propomos a divisão de grupos em dias alternados.
1. Serão disponibilizados livros com imagens diversas de Hundertwasser e de outros artistas para estímulo da mente criativa.
Sobre o artista
Mariana Bezerra Monteiro, 27, formada em jornalismo pela FIC – Faculdades Integradas do Ceará. Em 2006 fez sua primeira exposição de quadros no Fafi Bar & Galeria e ganhou o concurso de novos talentos em moda do Projeto Palco Experience em Fortaleza. Em 2007 e 2008 apresentou duas coleções, lançando a marca artesanal KuroyamaSun. Em 2007 foi premiada entre as dez melhores obras da Universidarte. no mesmo ano, iniciou o aprendizado em tatuagem no estúdio Freedom of Tattoo. Graduou-se em 2008, escrevendo – como monografia – o livro-reportagem “Você sabe o que é Permacultura?” Em 2009 entrou para o Coletivo Monstra de Fortaleza, CE, e participou de duas exposições de obras conjuntas com sua irmã Isa Montenegro, na galeria Windzen e na Casa Cor CE 2009. Também em 2009 iniciou uma parceria voluntária com a fotógrafa e agricultora biodinâmica Fernanda Freire, pintando fachadas, paredes e cisternas das casas de produtores orgânicos em Choró, no interior do CE, em visitas mensais. O trabalho tornou-se oficina de pintura para as crianças do local e inspirou a idéia do projeto de arte coletiva para a Terra Una. Atualmente mora em Santos, SP.
Comentários
Parabéns!
Agradeço os elogios ao meu site e projeto. Espero encontrá-la no Terra Una. Boa sorte! :)
Aqui é só o começo de novos rumos.
flaviapaiva007@hotmail.com
Sorte!
Axé nesse ano novo!
Abraço!
Obrigada pelo seu comentário sobre meu projeto!
Boa sorte e sucesso!
mui bom projeto
adoro iniciativas assim
quero estar ai pra pintar c vc
sucesso
me da teu e-mail
Obrigada pela sua visita.
Acho que transformação e trabalho em coletividade são questões essenciais nesse momento em que o mundo está mudando tanto. e estou sendo literal:
precisamos MESMO transformar lixo em utilidade e arte, pois não cabe mais nada nesse planeta. ( eu tenho até um minhocário no meu apartamento, pra transformar meu lixo orgânico em húmus).
E se as atitudes e atividades não forem coletivas, talvez não tenhamos a força necessária.
Tudo de bom nesse ano que entra!
paz e amor a todos
Boa sorte!
adorei esta função coletiva de agregar cores, formas e olhares nas janelas.
quero fazer parte disso.
sorte e sucesso.
abraço
hominidae
Não tinha visto você por aqui, minha bela!
Seu projeto é encantador: teremos fachadas enfeitadas.
Torço por você, seria um perfeito reencontro.
Toda a sorte,
Beijos!
Quero participar de sua oficina em Terra Una! Tenho certeza que será muito agradável. =)
Sorte!
Sucesso.
Imagino despertar o poder latente que há em cada participante. Muitas pessoas com quem desenhei/pintei não se sentem capazes de fazer arte por que não fazem tão belo quanto seus artistas favoritos. Vi isso também nas crianças de comunidades carentes no Ceará. O meu intuito é exatamente quebrar esses paradigmas mostrando que a expressão individal deve ser valorizada, cada um tem uma maneira pessoal de criar. Todos somos plenamente capazes, se tivermos vontade. O estímulo do potencial das pessoas e o exercício individual e coletivo que as oficinas vem trazer representa justamente meu desejo de que, após minha partida, os entusistas da proposta continuem o trabalho repetindo as práticas com os interessados.
Flores =)
Escrevo a todos trazendo uma reflexão para inspirar nossas escolhas sobre as propostas mais indicadas para este tempo de trabalho nas montanhas de Liberdade.
Muitas são as oferendas de beleza, arte, encantamento.. e há uma motivação sincera para compartilharmos (além deste espaço virtual) um encontro em Terra Una...
Acredito que a oportunidade de participar de um projeto como este para cada artista inscrito é muito especial... mas digo que além desta beleza há uma ainda maior que é a de muitas crianças, jovens, adultos e os ainda "mais adultos"... em receber em sua cidade (de 6.000 habitantes ! que não tem biblioteca pública, além das existentes nas escolas, que não tem sala de cinema, teatro ou qualquer outro espaço onde se possa manifestar a arte... em todos os seus aspectos... ) um centro cultural...
Para que a comunidade sinta-se motivada a chegar até o Ponto de Cultura o convite para as vivências precisa ser claro e ao meu ver que tenha (o projeto) continuidade após os meses do Interações Florestais.
"A passagem do vento em si só trás mudanças
mas se uma semente cai em solo fértil....
quanta diferença !"
Se possível, gostaría de saber como cada participante visualiza a continuidade de seu projeto no Ponto de Cultura.
Ainda estou lendo os projetos...
muita beleza, muita criatividade,
presença do Divino !
Jaiva Dharma (Josiane Fontana)
Sinto seu projeto com uma potência incrível, pricipalmente quanto à interação com a comunidade.
Torço por você.
Também sou fã de Hundertwasser. recentemente tive o prazer de vê-lo ao vivo em Viena.
Dá uma olhada:
http://www.flickr.com/photos/hannap/4185235885/
Te agradeço o comentário lá no meu projeto.
Muito boa sorte e tomara que nos vejamos lá. :)
Beijos.
Parabéns!
Acho que Terra Una ficará linda se vc estiver por lá.
Muito boa sorte.
Aproveito para te convidar ao link
www.terramagica.com.br/rodrigodalmeida.swf
e ver minha proposta para Terra Una que não esta explicita na página do meu trabalho.
Um abraço,
Rodrigo
Flores =)
Pelo que vejo nas fotos, o desenho é o ponto de partida do seu trabalho.
Fiquei em dúvida sobre quais desenhos serão usados para as pinturas. Eles serão criados junto aos grupos e/ou moradores das casas, ou já são pré-definidos?
Me agrada pensar que os desenhos serão criados pelos próprios habitantes da região, para que possam ser mais que ornamento.
Boa sorte
:)
Certa vez tbm escrevi um projeto para trabalhar com fachadas, trabalhava numa Ong com adolescentes e a idéia é que eles assumissem o próprio trabalho no muro de suas casas (eles tiham vergonha de suas pinturas), para compartilhar com familiares, amigos e todos da comunidade, acabei não realizando o projeto pois não foi aprovado, nesta mesma Ong cheguei a usar o trabalho Hundertwasser como referencia, estávamos construindo uma Casa na Árvore e por isso discutíamos muito com a mulecada sobre o conceito de morada. Gosto da sua simplicidade e da maneira que vc se propoe a aproxima-se dos moradores e dos participantes em geral. Imagino que seu projeto enriqueceria a ecovila.
Um abraço!
Fábio Soares.
Parabéns Mariana!
Vi seu link, adorei seu traço e a temática dos seus desenhos.
Seu projeto é muito sensível e delicado como a pele.
plenitude pra ti!
Abraço
mel
http://www.terrauna.org.br/if2010/projetos/ver/152-olhos-da-mente