COLETIVO TERRA UNA
De: Daniel Ayer Quintela
O Projeto
A idéia é fazer 3 mini-documentários sobre o Terra Una, com cerca de 3 a 5 minutos cada um deles e que no final poderão ser exibidos em conjunto ou em separado. Cada documentário irá focar o olhar nas pessoas, na terra e nos trabalhos dos companheiros da residência artística 2010.
Todos os vídeos produzidos serão entregues para o Terra Una, como forma de gratidão pela receptividade e carinho.
Para realizar esse trabalho utilizarei meu próprio equipamento, que consiste em uma câmera profissional e um computador portátil para edição.
Os filmes irão abordar os temas de forma sutil e poética, para isso desejo integrar ao ambiente, tornando parte dele, absorvendo cada sutileza que surgir em frente a lente da câmera. Nascer junto com o Sol, ouvir o canto dos pássaros, conhecer os cursos d'água e o ritmo da terra, estar presente no dia-a-dia das pessoas e do lugar, tudo isso sem contudo fazer entrevistas, claro, se acontecer naturalmente, não serão rejeitados.
Como a residência consiste em 28 dias de trabalho, pretendo filmar cada curta em uma semana, 3 no total, a 4ª e última semana será guardada para a edição dos vídeos e no fim apresentar o trabalho a todos.
Interação com o Ponto de Cultura
Como tenho a música como uma das minhas principais manifestações artisticas, por ser batuqueiro de Maracatu de Baque virado, proponho a interação da música com o áudio-vusual.
Dessa forma cada encontro seria dividido em duas etapas:
*Vivenciar brincadeiras de origem popular(maracatu, ciranda e coco de roda) através de cantos(loas) e danças, bem como conhecer a estrutura(musical) de cada um dos ritmos; apresentar uma breve história sobre essas manifestações populares;
*Assistir a dois filmes de curta duração(um em cada encontro) que tem o Maracatu de Baque Virado como tema; Após os filmes conversarmos sobre a relação da cultura popular e a terra, o povo, os lugares, a religião e principalmente sobre a liberdade;
_Proponho a quem se interessar(em horário alternativo uma nova interação), uma oficina ou vivência em que poderei ensinar tecnicas básicas de filmagem em quaisquer tipo de mídia(celulares, câmeras de foto digitais, etc), apresentar as diferenças entre documentário, ficção, matéria jornalistica, bem como ensinar a utilização básica de programas de edição de vídeo;
Sobre o artista
_Formado em Cinema e Vídeo pela Faculdade UNA - 2005 a 2008;
_Técnico de Som em 18 documentários produzidos em comunidades a margem das linhas férreas Paraopebas-PA/São Luis-MA e BH-MG/Vítória-ES - Fundação Vale - 2008;
_Artista na criação coletiva do curta experimental "Experimento 002" - UFMG/Diamantina 2006;
_Residência e trabalho rural na RPPN Vagafogo, em Pirinópolis Goiás - 2004/05 - www.vagafogo.com.br; Residência e trabalho rural na comunidade de Barra do Ibiraquera/SC - 2009;
_Músico do Grupo Trovão das Minas, Elefante Groove e Batuqueiro do Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife, fundado em 1906;
_Diretor de Produção do curta-metragem “Normal”, ficção, 15’, 2007. Direção de Tadeu Albergaria e Márcia Vieira - Curta premiado na V Mostra Minas de Cinema e Vídeo de Belo Horizonte, como melhor curta de ficção - 2007;
_Colaborador do Grupo Trampulim – Executando diversas funções: Artista convidado – Técnico de som – Produtor – Cinegrafista - www.trampulim.com.br;
_Diretor do documentário "Bonfim", 2008, que lança um olhar humanizador sobre o cemitério do Bonfim em Belo Horizonte;
_Montanhista (escalador)desde 2004;
_Apaixonado por almas de luz;
Comentários
Este vídeo me lembrou o trabalho de fotografia de do artista inglês David Hockney. Se você já não o conhece, vale a pena olhar estas imagens!
http://www.hockneypictures.com/photos/photos_collages_04.php
Atenção: o prazo para votação termina hoje!
Obrigada pelo comentário em minha página!
Interessante como que um processo de seleção para uma residência artística pode criar um ambiente em que as pessoas queiram se conhecer, sem mesmo saberem quem são, se nos encontrarmos no Terra Una tenho certeza de que será uma experiencia única e extremamete enriquecedora.
Precisamos de mais seres humanos no mundo e sinto que este espaço possibilita o encontro entre semelhantes.
Andei distante mas agora irei visitar projeto por projeto para conhece-los melhor e poder votar com consciencia.
A todos que comentaram aqui meu sincero agradecimento e a vontade conhece-los e encontra-los nesse longo caminho que é a vida.
um abraço Daniel.
a oficina tbém achei interessante, acho q até vc irá precisar mexer o corpo não é mesmo, afinal vídeo deixa o corpo duro, rsrsrs,gostei do cruzamento
gostei!
Posso imaginar um belo vídeo que é ao mesmo tempo making of de vários projetos.
Parabéns!
Gus - Caderno da Pertencença
achei muito legal seu projeto;
documentários podem ser muito interativos, dependendo de como realizados. estrapolam a captação, aproxima idéias, revelam esconderijos do 'eu'.
recentemente tenho experimentado realizações em audiovisual.
vou deixar 03 links se quiser conhecer:
são: documentario, falso documentário e videodança, respectivamente.
http://www.youtube.com/watch?v=SqbmJRPHaA4
http://www.youtube.com/watch?v=PlwvZRGTOHQ
http://www.youtube.com/watch?v=ujGSuXwSNrw
minha proposta de interação com a população do ponto de cultura vai por este caminho; semelhante ao teu projeto.
é uma idéia que há tempos pretendo realizar.
podemos trocar figurinhas e frames...rsrs
abraço e sorte;
ricardo
hominidae
Uma proposta documental na residência é bastante pertinente, principalmente pela tensão que existe entre o real e o ficcional das imagens e bastidores. Isso aproxima bastante nossas propostas, sinto uma boa cumplicidade de ideias e desejos.
Boa sorte pra gente.
abs,
Joubert.
Escrevo a todos trazendo uma reflexão para inspirar nossas escolhas sobre as propostas mais indicadas para este tempo de trabalho nas montanhas de Liberdade.
Muitas são as oferendas de beleza, arte, encantamento.. e há uma motivação sincera para compartilharmos (além deste espaço virtual) um encontro em Terra Una...
Acredito que a oportunidade de participar de um projeto como este para cada artista inscrito é muito especial... mas digo que além desta beleza há uma ainda maior que é a de muitas crianças, jovens, adultos e os ainda "mais adultos"... em receber em sua cidade (de 6.000 habitantes ! que não tem biblioteca pública, além das existentes nas escolas, que não tem sala de cinema, teatro ou qualquer outro espaço onde se possa manifestar a arte... em todos os seus aspectos... ) um centro cultural...
Para que a comunidade sinta-se motivada a chegar até o Ponto de Cultura o convite para as vivências precisa ser claro e ao meu ver que tenha (o projeto) continuidade após os meses do Interações Florestais.
"A passagem do vento em si só trás mudanças
mas se uma semente cai em solo fértil....
quanta diferença !"
Se possível, gostaría de saber como cada participante visualiza a continuidade de seu projeto no Ponto de Cultura.
Ainda estou lendo os projetos...
muita beleza, muita criatividade,
presença do Divino !
Jaiva Dharma (Josiane Fontana)
Olá Antonio, agradeço sua observação e acho muito construtiva suas palavras, apenas não compreendo o que dizer por "catequisação".
Ao idealizar este projeto procurei conhecer um pouco do trabalho realizado no Terra Una e percebi que já existe por lá oficinas de produção áudio-visual, dessa forma minhas contrapartidas poderiam se tornar algo repetitivo. A interação com a comunidade e com os artistas irá acontecer durante a feitura dos curtas que tentará incentivar a colaboração de todos ao longo do processo. Bem como a partir de brincadeiras musicais.
Obrigado mais uma vez a voces.
Desejo boa sorte a ambos e espero ter a oportunidade de conhece-los pessoalmente.
Um abraço.
Daniel
Achei esse projeto interessante e viável, e com grande possibilidade de ser bem realizado. Parabéns!
Abraços e boa sorte.
Acho que ficaria mais forte se caso vc investisse mais tempo numa oficina de tecnicas básicas e livres de filmagem com a comunidade que seria convidada a eles mesmos filmarem esses documentários.
dessa maneira acho que inclusive as suas visoes sobre " as diferenças entre documentário, ficção, matéria jornalistica" poderiam ser enriquecidas.
Mesmo assim acho que é um bom projeto, mas ainda não acho que está na linha do que penso em relação ao intercambio que pode ser proporcionado numa oportunidade como essa.

